Postado em 20 de Novembro às 11h09

Shakes podem substituir uma refeição?

Notícias (92)

Além de saborosos, muitas vezes os shakes são apontados como estratégia para quem quer emagrecer. Para emagrecer e matar a fome, muitos trocam refeições por shakes. Mas será que isto procede? Será que faz bem? E a ANVISA? Permite?

Os substitutos alimentares são definidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como ‘‘alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal’’, dependendo da maneira como são utilizados. Encaixam-se nessa categoria os famosos shakes que substituem as refeições.

A própria ANVISA regulamenta as quantidades de nutrientes que podem ser acrescentados a cada shake, o que irá depender se o produto é destinado a substituição parcial ou total das refeições.

Mas afinal, os shakes realmente ajudam a emagrecer?

De fato, a composição nutricional dos shakes são balanceadas e contem quantidades balanceadas de macronutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Entretanto, o emagrecimento vai depender da forma como for utilizado.

Geralmente para que se obtenha a redução de peso pode se substituir até duas refeições da dieta diária. É importante salientar que as pessoas que recorrem a estes shakes para emagrecer, precisam manter uma alimentação equilibrada ao longo do dia. Não basta simplesmente substituir uma ou duas refeições, e exagerar nas próximas refeições.

Além disso, cada indivíduo apresenta uma necessidade calórica, por isso, o planejamento nutricional para redução de peso deve ser feito por nutricionista capacitado, levando-se em conta seu estilo de vida, hábitos alimentares e necessidade energética diária.

Fonte: Diabetesevoce.com.br

Veja também

Prevenção ao câncer de mama16/10 O câncer não é uma doença única. É um conjunto de mais de 200 doenças diferentes, caracterizadas pelo crescimento celular descontrolado e disseminação de células anormais (maligno), que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástases – daí a analogia com o caranguejo, devido suas garras) para outras......
Revendedoras vão se reunir em Xanxerê!25/11/15 O Natal e o Ano Novo se aproximam. Para confraternizar e trocar ideias as revendedoras de Xanxerê participarão de um Encontro, este mês, na cidade de Xanxerê. A programação é extensa para o dia 25 de novembro,......
Por quê Consumir Produtos Naturais?18/12 Produtos Naturais são todos aqueles cultivados em um processo de agricultura natural, isto é, livres de agrotóxicos, sendo assim, esses alimentos não necessitam de nenhum componente químico, e são extremamente......

Voltar para NOTÍCIAS