Postado em 13 de Julho às

Os efeitos do Estresse no corpo. Como aliviar?

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As pessoas estão na busca constante do alívio do estresse, pois o excesso dele se tornou uma característica comum da vida contemporânea. O estresse causa alterações hormonais: o aumento prolongado do cortisol e a redução de serotonina e dopamina, causada pelo estresse, estão fortemente associadas a várias modificações no organismo, como aumento da tensão muscular, modificação da flora intestinal, diminuição do sistema imune, transtornos alimentares e depressão.

Uma alternativa para amenizar o estresse, é a prática de técnicas de relaxamento. Especialistas recomendam praticar entre 10 e 20 minutos por dia. Para os sintomas mais agravados, é interessante procurar orientação profissional seja de nutricionista, médico ou psicólogo.

Para combater o estresse e a ansiedade é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possa ser realizado de forma mais tranquila. Também é indicado encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal.

Alternativas para aliviar o estresse

Praticar exercícios: investir em, pelo menos, 30 minutos diariamente.

Comer os alimentos certos: alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia podem diminuir o esgotamento mental.

Descansar: aproveitar os fins de semana para conseguir relaxar um pouco e descansar também pode ajudar. As massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular

Investir em calmantes naturais: remédios naturais à base de plantas medicinais podem ser úteis para ajudar a acalmar o sistema nervoso.

Ter tempo para o lazer: também pode ser útil encontrar algum momento para se dedicar ao lazer, estando ao lado de pessoas que realmente goste.

Fonte: Tua Saúde

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