Postado em 24 de Fevereiro às

Hibisco: O poder das flores no seu dia-a-dia!

Notícias (93)
Quanty Vitta - A Revenda de Produtos Naturais que mais cresce no Brasil O hibisco (Hibiscus sabdariffa L.), também conhecido como hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo-azedo, caruru-azedo, caruru da guiné e quiabo de angola,...

O hibisco (Hibiscus sabdariffa L.), também conhecido como hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo-azedo, caruru-azedo, caruru da guiné e quiabo de angola, possui características antiespasmódica, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ser usado para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele. Suas folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos.
Os estudos sugerem que a flor auxilia na redução da pressão arterial, do colesterol sanguíneo, e na prevenção de diabetes. Também auxilia na digestão, regulariza o intestino e diminui a retenção hídrica, por ser diurético. Possui ainda mucilagens que dificultam a absorção de carboidratos e gorduras no intestino.
Por ser rica em flavonoides como antiocianinas e catequinas, a flor de hibisco também atua como potente antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando em todas as doenças de caráter inflamatório. A flor também parece atuar como calmante, diminuindo a ingestão alimentar. Os componentes ativos do Hibisco são: mucilagem, antocianinas (hibiscina, cianidina, delfinina), pigmentos flavônicos, ácido tartárico, málico cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol).
Esta flor atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio. Ele também é utilizado na fabricação de produtos alimentares, como geléias, chutneys, coberturas, molhos de pimenta e temperos, podendo assim ser amplamente empregado para a confecção de pratos gastronômicos finos, como cogumelos shitake, salmão e queijo Brie, entre outros. O hibisco é termogênico, estimula a queima de gordura corporal. Essas bebidas são coadjuvantes no emagrecimento e podem ser utilizadas em conjunto. Para a eficácia no tratamento da redução de peso, é fundamental completar com mudanças na alimentação e praticar exercícios regularmente, junto com o chá verde fazem uma dupla dinâmica para derreter as gorduras localizadas.
Justamente por este conjunto de fatores o hibisco tem sido muito indicado para auxiliar na redução do peso corporal. A diminuição do estress oxidativo e da inflamação no organismo permite que as células voltem a funcionar e a exercer suas funções normalmente. Isso inclui maior eliminação de toxinas do organismo e maior queima de gorduras.
Aliado a uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas e pobre em frituras, doces e alimentos ricos em sódio, e juntamente com atividade física regular, o hibisco é um ótimo aliado no emagrecimento.

Veja também

Que tal fazer uma receita e concorrer a prêmios? 24/02 Um estudo publicado pela Universidade de Harvard, confirma que cozinhar é uma das profissões mais antigas do mundo. Cozinhar teria sido o primeiro ofício exclusivo dos seres humanos. Além de ser uma das primeiras profissões, é também aquela que nos definiu como espécie e uniu as famílias passando experiências de geração em......
Parabéns aos Amantes da Gastronomia!24/02 Hoje, 10 de maio, a data tem muito sabor pois se comemora o Dia do Cozinheiro. A homenagem é para aqueles que se dedicam a preparar refeições deliciosas! Com técnica e dedicação,......
QuantyVitta e você neste verão!24/02 O verão está aí, a estação mais quente do ano tem dias mais claros e longos, o que muitas pessoas adoram. É a estação mais apreciada pelos brasileiros. Nesta época do ano, vale tudo pela beleza e......

Voltar para NOTÍCIAS