Postado em 24 de Fevereiro às

A Importância da Ingestão de Cálcio!

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O cálcio é essencial para manutenção do organismo, é responsável pela formação do esqueleto, dos dentes, da regulação da coagulação sanguínea e da contração muscular. Normalmente, a quantidade correta do mineral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oscila entre 300mg e 1300mg por pessoa, a depender da idade. Para obter o necessário por dia, é recomendável o consumo de alimentos fontes de cálcio, como leite e seus derivados. 

Os frutos do mar também têm alto índice de cálcio. Para vegetarianos, veganos e intolerantes a lactose, recomenda-se o consumo de vegetais verdes folhosos, leguminosas, gergelim, algas, amêndoas, couve-flor e peixes. Para aferir as necessidades individuais, só mesmo com o acompanhamento de um especialista.

A absorção do cálcio no organismo depende do estilo de vida de cada um. Existem fatores que aumentam ou diminuem essa absorção. Por exemplo, consumir o cálcio com alimentos ricos em vitamina D, expor-se ao sol e praticar atividade física são formas de aumentar a fixação do elemento e evitar a perda de massa óssea. A vitamina D é essencial para essa captação porque regula as proteínas que sintetizam o cálcio. É assim que acontece a passagem do mineral através das mucosas até chegar ao fígado, de onde é distribuído para o corpo. Não é só o alimento: para se ter a função desejada, o cálcio deve ser absorvido, fixado e processado.

Alguns sintomas da ausência de cálcio são: espasmos incontroláveis, dificuldade de coagulação do sangue e excesso de fraturas. Manter uma dieta balanceada entre alimentos de alta e baixa absorção de cálcio nem sempre é suficiente. É aí que entra a suplementação externa à base de carbonato de cálcio, citrato de cálcio e fosfato de cálcio. Compreender todos esses aspectos ajuda muito a evitar futuros problemas de saúde.

Referências:


PEREIRA, Giselle A. P. et al. Cálcio dietético – estratégias para otimizar o consumo. Revista Brasileira de Reumatologia, 2009. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.scielo.br/pdf/rbr/v49n2/08.pdf"http://www.scielo.br/pdf/rbr/v49n2/08.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2016.

Disponível em: < HYPERLINK "http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/ingerir-fontes-de-calcio-e-essencial-para-fortalecer-os-ossos"http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/ingerir-fontes-de-calcio-e-essencial-para-fortalecer-os-ossos>. 2014. Acesso em: 03 jun. 2016.

 

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